Sobre o Projeto Corre Espírito Santo

Início

A origem do Projeto CorreES foi a partir da identificação do prazer que sempre eu (Anselmo) tive pela corrida e da vontade de correr pelas estradas e caminhos que sempre passava ao dirigir. Ao contemplar as estradas e os arredores, ao passar pelas cidades, eu sempre pensava: como seria bom conhecer tudo isso correndo.

Vi que a isso era possível quando conheci do livro Aventura aos 60 anos: correndo por 5 mil km em Santa Catarina, publicado em 2013, de autoria dos amigos Carlos Roberto da Silva Duarte e Maria de Fátima da Silva Duarte. Nele os amigos, professores de educação física e ex-orientadores, descrevem em detalhes como o Carlos correu e pedalou por todos os municípios de Santa Catarina em 2011 no projeto Una Santa Catarina.

Quando o Carlos esteve aqui em casa, em Vitória/ES, me contou detalhes do projeto, desde o seu início até o final, e isso me motivou a fazer algo parecido aqui no Espirito Santo.

Fiquei com esse desejo e fui planejando como seria percorrer todo o Estado apenas correndo, afinal são somente 78 municí­pios. Fui trocando ideias com a Kamilla e da importância de ela me dar suporte. Esbarrávamos em dois problemas: ter que ficar muito tempo distante de casa e o alto investimento do projeto.

Com a minha aposentadoria e o pedido de exoneração dela do serviço público (ambos em 2018) o CorreES começou a tomar corpo. Fiz um projeto com o percurso, orçamento e a descrição de sua realização. Iríamos realiza-lo em 2019, porém os compromissos com o lançamento e a divulgação do meu livro Treinamento Corporal Humano, adiaram os planos para 2020.

Em 2020 a história que todos já conhecem. Por conta da maior pandemia que o mundo já vivenciou (Covid-19) adiamos para 2021, com início marcado para 09 de agosto.

Planejamento e execução

Aproveitando a minha experiência de mais de 20 anos de treinamento em corrida e participação em diversas provas, incluindo 28 maratonas, três ultramaratonas, correrei de cidade a cidade por todo o território do Estado do Espírito Santo, passando pelas estradas e caminhos dos 78 municípios, o que poderá chegar a 2.500 km percorridos, previstos para serem cumpridos em 100 dias.

Durante o roteiro, serão registrados os momentos mais encantadores relacionados à natureza e as belezas capixabas. A professora Kamilla Bolonha Gomes fará o apoio de carro durante todo o percurso, além de assumir a função de organizadora das atividades nas cidades, preparação do site e das divulgações nas redes sociais, além da descrição do diário de bordo, o que gerará um livro ao final do projeto.

A cada estada nas cidades, será feita uma live para responder às questões de interesse dos corredores e será deixado uma cartilha virtual para ser divulgada nas escolas e para toda a comunidade interessada. Essa ação substituirá a palestra presencial que havia sido planejada antes da pandemia, já que nesse momento delicado ainda precisamos evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Com o auxílio de anfitriões e anfitriãs, também pretendemos registrar o que o município conhece e tem feito em relação às atividades de corrida de rua e caminhada, além da identificação dos locais que são utilizados para treinos.

Corredores e corredoras dos municípios serão estimulados, pelos anfitriões e anfitriãs, para acompanharem a nossa chegada e/ou partida da cidade visitada. Eles poderão se cadastrar, por meio deste site, ou em um caderno de registro que passará durante a visita à cidade. Também serão incentivados à realizarem intercâmbios para a participação em provas e treinos em seus municípios como forma de turismo solidário.

Além disso, anfitriões e anfitriãs ajudarão na divulgação e na busca de apoio à redução dos custos, como: local de alimentação e estada com desconto ou em residência de corredores/as; incentivarão às aquisições do livro O maratonista de aço: a história de um atleta brasileiro, também de minha autoria, e da camiseta alusiva ao projeto, recursos que possibilitarão a execução do projeto.

O espírito de cooperação e solidariedade existente entre os atletas de corrida irá tornar o projeto viável.

Todo material fotografado, filmado e preenchido (possíveis projetos municipais de incentivo à corrida; características e potenciais naturais e culturais de cada município, espaços/locais para a prática e treinamento de corrida e caminhada etc.) será divulgado no site e, posteriormente, divulgado em forma de livro.

A chegada e a saída nos municípios sempre serão na prefeitura da cidade, servindo como ponto de referência.

Expectativa

Durante e após a conclusão deste projeto, espera-se:

  • Conhecer os mais diversos locais de treino de cada região e poder apreciar as suas belezas
  • Cadastrar pelo menos 3 mil corredores
  • Incentivar e apoiar a interação entre os atletas de vários municípios por meio do site e das redes sociais do projeto
  • Ter o apoio constante de anfitriões/anfitriãs para manutenção e alimentação das informações do site
  • Conclui-lo em boas condições de saúde
  • Realizar o fortalecimento do movimento da corrida de rua e da caminhada como estilo de vida saudável e ativo

Resumo das ações dos anfitriões/anfitriãs:

  1. Divulgar a cartilha digital “A corrida e a caminhada como meios de exercícios saudáveis” para  o ensino fundamental I ou II ou médio e para outras pessoas: pais e mães, professores e professoras, corredores e corredoras entre outros
  2. Tentar hotel/pousada com desconto, gratuito ou mesmo local de estada em residência de pessoas da comunidade
  3. Tentar local para alimentação com desconto ou gratuito
  4. Buscar evitar aglomerações, organizar pessoas que possam acompanhar correndo/caminhando a chegada e/ou a partida da cidade, incentivando outros corredores e corredoras
  5. Incentivar as pessoas que correm e caminham na cidade a se cadastrarem no site do projeto
  6. Realizar uma live para respondermos as principais dúvidas e passarmos informações para os adeptos a caminhada e corrida de sua região
  7. Organizar outras ações de iniciativa própria, considerando a regionalidade e o momento

Vale lembrar que cada anfitrião/anfitriã receberá uma camiseta do projeto.

Roteiro planejado

Roteiro do Projeto CorreES