Perfil de aptidão física de corredores e corredoras capixabas

Qual é a aptidão física para subir a um pódio em competição capixaba ou simplesmente ter boa saúde por meio da corrida?

Eu e colegas das Universidades Federal do Espírito Santo, Estadual de Campinas e Federal de Pernambuco, publicamos um artigo em 2018, que identifica o perfil cardiopulmonar no teste de esforço máximo de corredores e corredoras de rua capixabas.

Esse perfil é representado pelo consumo de oxigênio, que é um parâmetro fisiológico que serve para você saber qual é a sua aptidão física e condição de desempenho. Assim, quanto maior o seu consumo máximo (VO2máx.) melhores condições você terá de fazer um bom tempo em uma prova. 

Primeiro nós construímos um ranking anual de todas as provas de 10km ou mais que tiveram os seus resultados divulgados em 2013. A partir desse ranking, separamos atletas de elite (os dez primeiros colocados e que venciam provas), atletas amadores (disputavam colocações nas faixas etárias), e não atletas (participavam sem disputar colocações).

No segundo momento, convidamos essas pessoas para serem avaliadas no Laboratório de Fisiologia do Exercício (Lafex), fazendo teste de esforço com medida direta do consumo de oxigênio (teste cardiopulmonar de exercício), medidas antropométricas e entrevista.

Os atletas do sexo masculino tinham resultados semelhantes aos de nível nacional e internacional para suas categorias, o mesmo não acontecendo para as mulheres do grupo de atletas de elite. 

Você pode comparar o seu resultado de um teste cardiopulmonar com os valores de referência descritos no estudo.

São essas as faixas de valores (arredondados) de consumo máximo de oxigênio em mililitros por quilograma de peso e de velocidade máxima (km/h) ao final do teste, respectivamente, para o 

sexo masculino: 

GRUPOS ELITE AMADOR NÃO ATLETA
VO2máx (ml.kg-1.min-1) 64-74 52-64 41-57
Velocidade (km.h-1) 20-24 18-20  14-18 

sexo feminino: 

GRUPOS ELITE AMADOR NÃO ATLETA
VO2máx (ml.kg-1.min-1) 44-56 42-50 39-45
Velocidade (km.h-1) 15-17 14-16 13-15 

Você terá acesso a todos os dados, incluindo fases submáximas de desempenho e outras variáveis, incluindo comparação com dados internacionais, nas tabelas do artigo.

Analisando o artigo

Para ler o artigo na íntegra procure: Perez, A.J. et al. Perfil cardiopulmonar de corredores de rua atletas e não atletas caracterizados por nível de desempenho esportivo. R. bras. Ci. e Mov 2018;26(1):105-115. 

https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/7767

Para comparação dos dados é importante que seja um teste cardiopulmonar com sistema metabólico científico, com protocolo adequado e esteira a 1% de inclinação.

Os dados permitirão traçar objetivos mais reais na busca de objetivos nas provas de corrida de rua.

Observe que os não atletas podem atingir resultados muito próximos dos atletas amadores, principalmente para o sexo masculino. O mesmo pode-se pensar para o sexo feminino entre todas as categorias de corredoras.

 

Fique por dentro do CorreES!

Insira o seu nome e seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações sobre o Projeto Corre Espírito Santo!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente seguro conosco!

6 Comentários


  1. Fiquei feliz em saber que estou na categoria elite ,corro já faz alguns anos já subir ao pódio algumas vezes mas sempre me considerava amadora .Amo correr e sempre dou o máximo de mim sei que posso ir mais longe.

    Responder

    1. Olá Juliana!
      É bom ter uma classificação desse tipo. Nos ajuda na definição das metas e dos nossos objetivos.
      Uma curiosidade: você avaliou o seu V̇O2máx por meio de teste cardiopulmonar?
      Abraço

      Responder

    1. Parabéns, Romilto!
      Evoluir é sempre bom e não precisa vir somente na forma de melhores tempos nas distâncias. Toda melhoria representar uma evolução.
      Forte abraço e parabéns por ser um corredor.

      Responder

  2. Legal essa classificação!
    Estou entre não-atleta e atleta amadora ☺️

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *