Existe uma opção de frequência de passada próxima ao ideal?

Para chegarem a conclusão de que corredores treinados escolhem uma frequência de passada mais próxima do ideal com menor gasto energético do que os novatos, e que a frequência cardíaca pode ser usada para estabelecer a frequência ideal de passada, Cornelis J. de Ruiter e seus colegas, do Research Institute MOVE, VU University Amsterdam, Amsterdam, nos Países Baixos, avaliaram 10 corredores experientes e 10 que corriam para saúde (não participavam de provas).

O custo energético da corrida era reduzido em 4% e estabilizado em valores ótimos individuais para frequências de passos entre 82 e 91 (164 a 182 passadas). Isso era verdadeiro para 7 de cada 10 dos corredores.

Ainda para os atletas mais experientes a frequência cardíaca média e o gasto de energia ficavam menores quando eles corriam a 170 passadas por minuto.

O estudo mostrou também que uma frequência cardíaca entre 160-165 bpm parece ser interessante para avaliar a melhor frequência de passadas, independente do nível de desempenho.

O trabalho foi publicado em uma excelente revista internacional: European Journal of Sport Science (2013): Stride frequency in relation to oxygen consumption in experienced and novice runners, European Journal of Sport Science, DOI: 10.1080/17461391.2013.783627.

Analisando o artigo

É um tema de alta aplicabilidade no desempenho de corredores e corredoras de todos os níveis, e considero que foi muito bem conduzido nesse trabalho de pesquisa.

Eu estou convencido, considerando as aplicações de frequências de passadas que eu faço nos meus diferentes mesociclos, de que a faixa entre 165-180 colabora muito com o melhor desempenho anunciado no artigo citado nessa publicação, corroborando empiricamente com os resultados dos pesquisadores.

Fica a dica!

 

Fique por dentro do CorreES!

Insira o seu nome e seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações sobre o Projeto Corre Espírito Santo!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente seguro conosco!

3 Comentários


  1. Corro num ritmo mais alto entre 5.40 a 6.00 por quilômetro, achei o artigo bem interessante e vou tentar incorporar nós meus treinos diarios!obg

    Responder

    1. Neline muito obrigado pelo seu comentário.
      Sugiro que você e o seu professor façam esse controle dos treinos considerando as variáveis de intensidade de esforço e técnica de corrida.
      Forte abraço

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *